terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O Sultão das Rosas - Laura da Cunha - livro 3

"O Sultão das Rosas" surgiu primeiro no Leituras de Laura


SPOILER FREE

Depois de ler o livro de contos da Yasmin há mais de 3 anos, confesso que minhas expectativas foram quase na lua com relação ao seu primeiro romance. Nota mental: diminuir sempre as expectativas, nunca dá certo.

Enfim, novamente tive a honra de participar do lançamento do livro da Yasmin Anukit, e dessa vez consegui ler o livro bem mais rápido do que da última vez. Mas infelizmente, como mencionei anteriormente, minhas expectativas eram um pouco altas.

Os textos dessa estudiosa do mundo oriental são sempre muito poéticos, e cheios de informações místicas, então para aqueles que curtem esse tipo de leitura, é um prato cheio. Pessoalmente, eu curto esse tipo de texto também, e as mensagens da autora são lindas e inspiradoras, como sempre. O meu problema foi que eu esperava um romance histórico, e me deparei com uma fábula histórica. Confesso que meu cérebro deu nó com as informações truncadas e isso tornou a minha leitura muito menos agradável do que eu esperava. Como eu disse, foi um problema de expectativa.

O livro de Yasmin Anukit é baseado em alguns fatos históricos e as descrições dos locais são muito acuradas, porém a forma como a história se desenrola não me convenceu como possível na época retratada, por isso vejo a sua obra mais como uma fábula. Visto desse ponto de vista, o livro não só convence como também fica muito mais bonito e rico. O meu problema foi lutar contra esse ponto de vista durante a leitura, um grande erro da minha parte.

Caso vocês decidam ler esse livro e mergulhar no mar de informações místicas sobre as religiões orientais, a Virgem Maria, Maria Madalena e o Conde de Saint Germain, lembrem que se trata de uma fábula e sejam felizes.

O livro retrata a viagem de 3 mulheres francesas à Istambul, no século XVIII, e conforme os fatos se desenrolam, Yasmin nos mostra o mundo oculto dos Haréns, das odaliscas, dos ciganos turcos e da política. Tudo regado de misticismo e informações preciosas.

Nota 7 por conta da confusão na minha cabeça.

"O Sultão das Rosas" surgiu primeiro no Leituras de Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário