terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Uma História dos Povos Árabes - Laura da Cunha - livro 5

Uma História dos Povos Árabes surgiu primeiro no Leituras de Laura




SPOILER FREE

Então, esse é um livro que ficou muito tempo na minha estante esperando a sua vez. Confesso que as suas mais de 650 páginas e a promessa de ser um livro muito denso, pesado, cheio de informações e notas de rodapé me assustaram e eu fiquei um bom tempo empurrando a sua leitura com a barriga. Mas como esse ano começou bem, e em menos de duas semanas eu já tinha lido 4 livros, achei que podia me dar o luxo de fazer uma leitura mais longa: levou exatamente uma semana. Claro que só consegui lê-lo nessa velocidade porque me coloquei o desafio de ler 100 páginas dele por dia, e teve um dia que simplesmente eu não li nada por motivo de show e dor de garganta maiores.

O limite de 100 páginas também foi importante porque a leitura desse livro deve realmente ser feita devagar. A tal promessa de ser um livro muito denso, pesado, cheio de informações e notas (não de rodapé, mas no final do livro) se cumpriu e a leitura leva mesmo algum tempo. Ainda por cima, como o autor se propôs a falar de um assunto absurdamente vasto ele precisa ser econômico. É claro que ele explica algumas palavras e conceitos (palavras em árabe!), mas quando ele precisa se referir novamente a eles ele não se repete, senão o livro não acabaria nunca! Então eu me peguei diversas vezes tendo de parar, lembrar o que significa aquilo que ele estava falando, de onde era exatamente a dinastia mencionada (e de preferência a época também), e só então continuar a leitura.

Talvez para quem não se interesse pelo assunto o livro se revele chato e massante, mas como eu estava ávida para entender mais sobre a formação dos países árabes e seus "primos" (mais especificamente os turcos e persas), a leitura foi bem mais leve e tranquila do que eu supunha. E gente, valeu a pena todo o esforço. Albert Hourani realmente conseguiu traçar uma linha geral muito bem explicada de toda a história dos países árabes, desde a conquista de Maomé e os Califas (século VI, VII) até a década de 80 do século XX, explicando como os povos árabes e o islamismo fizeram parte da formação histórica desde o Paquistão, passando por todo Oriente Médio, norte da África até a Espanha Andaluza. Ufa! É muita coisa mesmo. Parando para pensar nem sei como ele conseguiu.

Claro que um trabalho hercúleo desses precisa ter limites, por isso ele não chega a se aprofundar em nenhuma época ou lugar muito específicos, para isso é melhor procurar uma leitura mais, adivinha, específica, mas para ter um entendimento geral o livro é mais do que perfeito. E quando eu digo geral é geral mesmo! Incluindo uma quantidade enorme de campos como política, cultura e religião. Para quem, como eu, já leu muita literatura árabe, é interessante ver como Hourani explica a formação de todo um universo e forma de pensar, e o fato de ter lido esse livro aqui ajudou muitíssimo, fiquei ainda mais fã de Ibn Khaldun.

Recomendo demais.

Nota 10.

Uma História dos Povos Árabes surgiu primeiro no Leituras de Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário